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Mitos e verdades sobre alimentação

Comer carboidrato à noite engorda? E ficar sem comer? Tire essas e outras dúvidas aqui!

Por: Bruno Lopes - São Paulo - 09/03/2015
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alimentos

Foto: Thinkstock.

Você está com uma dieta regrada aliada à prática de exercícios físicos e, em um momento, fica em dúvida, por exemplo, se é aconselhável consumir tal alimento durante a noite ou se beber líquido durante as refeições aumenta a barriga. Essas são algumas das questões mais frequentes entre as pessoas. Afinal, será que tudo isso é mito ou verdade? Confira essas e outras indagações sobre a alimentação abaixo:

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Beber água em jejum emagrece?
MITO.
A bebida é essencial para o bom funcionamento do intestino, sendo aconselhada o consumo de 2 a 3 litros por dia. Sua ingestão exclusiva não ajuda a emagrecer, muito menos se for tomada em jejum.

Comer alimentos ricos em carboidratos à noite engorda?
MITO.
Ter carboidratos em todas as refeições do dia é fundamental, junto com proteínas e lipídeos. Sempre, claro, na quantidade adequada.

Fibras em excesso fazem mal?
VERDADE.
 Seu excesso restringe o aproveitamento de outros nutrientes como proteínas, minerais e lipídeos no organismo, pois eles são levados para as fezes. De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é consumir 25g por dia.

Ficar sem comer emagrece?
MITO.
Fazendo isso, o seu metabolismo ficará mais lento e dificultará a eliminação de peso. Além do mais, ficar um grande período sem comer pode causar a compulsão alimentar, ou seja, quando for se alimentar irá comer e maiores quantidades.

Beber água durante as refeições aumenta a barriga?
MITO.
Apesar de beber líquido durante as refeições não engordar, é indicado o consumo de, apenas, um copo de alguma bebida para que não ocorra o aumento de peso ou qualquer desconforto.

Comer banana reduz cãibra?
VERDADE.
O alimento é rico em potássio e pode, sim, contribuir para o desaparecimento do incômodo.

Alimentos integrais emagrecem?
MITO. 
 Por si só, esse alimentos não emagrecem. O que pode acontecer é eles aumentarem a saciedade e, assim, contribuírem para uma menor ingestão de alimentos.

Fibras ajudam no controle de peso?
VERDADE. 
Estão relacionadas a uma maior saciedade, ocasionando menor ingestão calórica e também regulando o peso.

Abacate engorda?
MITO.
Apesar de ser uma fruta com alto teor calórico, se consumida moderadamente não interferirá no processo de emagrecimento. O alimento possui gordura boa e não a saturada (ruim) e por isso ajuda a reduzir o mau colesterol (LDL).

Sucos contém mais fibras que as frutas?
MITO. 
São nas cascas das frutas que são encontrados uma grande quantidade de fibras. Os sucos não possuem valores expressivos de fibras.

Carnes e iogurte são fontes de fibras?
MITO.
 Nenhum alimento de origem animal contém fibras. Apenas os de origem vegetal: verduras, frutas, legumes, tubérculos (ex. batata) e raízes (ex. mandioca).

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