W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Grãos integrais são associados à longevidade

Incluir trigo, arroz, linhaça, centeio, entre outros, na sua alimentação pode trazer benefícios e fazer com que você viva mais

Por: Olavo Guerra - São Paulo - 08/01/2015
Compartilhe
graos

Foto: Thinkstock.

Nesta semana, o SUA CORRIDA publicou duas reportagens com o tema “longevidade”: Massa muscular pode garantir uma vida mais longa e Exercícios físicos = vida mais longa. Agora, uma pesquisa da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos – publicada no JAMA Internal Medicine –, associou uma dieta rica em grãos integrais com a diminuição do risco de morte precoce.

O estudo analisou dados de mais de 118 mil pessoas, ao longo de 20 anos, que haviam participado de outras duas pesquisas. Nenhum deles tinha câncer ou problemas cardiovasculares ao início do projeto. De dois a quatro anos, eles preenchiam um formulário com perguntas sobre diversos hábitos – inclusive o consumo de grãos integrais.

Ao todo, 26.920 mortes foram reportadas durante a pesquisa. Cerca de um terço menos dos participantes que comiam uma grande quantidade de grãos integrais morreram em relação aos que comiam a menor porção.

A estimativa dos pesquisadores é que 28 g desses alimentos por dia reduz em 5% o risco de morte de quaisquer causas e 9% a possibilidade de morte por doenças cardiovasculares. O consumo de grãos integrais, porém, não interferiu nas mortes por câncer.

Os pesquisadores identificaram que os participantes que comiam trigo, arroz, linhaça, aveia, centeio, entre outros, tinham hábitos mais saudáveis que a maior parte dos integrantes do estudo. Contudo, fatores como fumar e estar acima do peso também influenciaram para as mortes.

Veja algumas outras reportagens do SUA CORRIDA que ressaltam a importância do consumo dos grãos integrais:

Gérmen de trigo: fonte poderosa de saúde

5 alimentos para aumentar a imunidade

Inclua cereais integrais na dieta

Quanto mais fibra, melhor!

Obrigado por avaliar esta matéria.
4 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO