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Chocolate na Páscoa: como lidar?

Os ovos estão espalhados pelos supermercados. Veja dicas para consumir essa delícia na medida certa, sem atrapalhar sua dieta

Por: Olavo Guerra - São Paulo - 01/04/2015
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ovo-chocolate

Foto: Thinkstock.

Para muita gente, Páscoa é sinônimo de chocolate. Ovos de chocolate para ser mais preciso. Ao leite, branco, crocante, trufado, de colher, meio amargo, amargo… É enorme a variação que se encontra desta delícia nos supermercados nesta época do ano. Mas, afinal, este doce faz mesmo mal à saúde? Andre Pellegrini, nutricionista esportivo do Instituto do Atleta (INA), em São Paulo, responde: “Sim. O chocolate não é um alimento que deve fazer parte habitualmente da dieta”.

De acordo com o especialista, a combinação “gordura + açúcar” presente neste alimento causa um grande prazer na pessoa e, além disso, uma vontade de repetir a dose. “Vale destacar que o açúcar sozinho não é tão prejudicial quanto quando combinado à gordura. Logo, as versões ao leite e branco tornam-se perigosas para o controle do colesterol, do peso e dos níveis de açúcar no sangue.”

Apesar disso, há fatores positivos, em alguns casos. “Há indicações de 50 g por dia do chocolate amargo, pois este concentra um poder antioxidante, ajuda na redução do LDL (colesterol ruim), é rico em cromo, fósforo, ferro, magnésio e cafeína”, comenta o Pellegrini.

O nutricionista, porém, não acredita que está época de Páscoa pode atrapalhar uma dieta regrada por causa dos chocolates. “Não adianta querer compensar com mais exercícios ou deixando de comer a alimentação recomendada. O ideal é comer um pouco de chocolate em alguns momentos, por dois, três dias e só. Nada de “festa do chocolate” no mês todo.” Além disso, ele indica as versões com 70% ou mais de cacau, já que têm menos açúcar.

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