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Balanceie sua alimentação sem cortar nada da dieta

Aprender a dosar os grupos de alimentos é importante para não desequilibrar o que se consome

Por: Bruno Lopes - São Paulo - 27/01/2015
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alimentos

Foto: Thinkstock.

A rotina corrida do dia, muitas vezes, faz com que você coma rapidamente e dê preferência a alimentos prontos. Não é raro nos alimentarmos com pressa ou, por exemplo, diante do computador. Essa não consciência pode levar a consequências como a indigestão, abdômen inchado e a prisão de ventre.

Há também aquelas pessoas que se privam de alguns alimentos e optam por, apenas, um grupo de específicos. É fundamental balanceá-los – carboidratos, proteínas e gorduras – em sua forma mais pura e natural, garantido os nutrientes necessários para reparar, construir e produzir energia diariamente.

Portanto, dosar os alimentos da melhor maneira sem precisar, necessariamente, excluir algum grupo de sua dieta é o melhor caminho para alcançar o que almeja – seja perder peso, ganhar massa muscular ou, simplesmente, ter uma vida mais saudável. Consumi-los em quantidades adequadas não interferirá nos seus objetivos.

Algumas boas opções
Carboidratos: prefira os integrais e naturais.
Ex: batata, mandioca, inhame, cenoura, beterraba, batata doce. As farinhas integrais ajudam no funcionamento do organismo e também são boas opções.

Proteína: dê preferência as de origem vegetal.
Ex: soja, feijão, ervilha, lentilha e grão de bico.

Gordura: opte pelas que oferecem ácidos graxos (como os ômegas).
Ex: amêndoas, castanhas, azeites e óleo de coco.

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