W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Alimentação, humor e motivação para treinar!

Veja dicas de alimentos que vão dar o ânimo que você precisa para encarar a atividade física

Por: *Eneida Ramos e Izabella Crochemore - São Paulo - 10/04/2015
Compartilhe
banana

Foto: Thinkstock.

Quando o assunto é manter o bom humor, especialmente para motivar a treinar, a alimentação poderá ser uma forte aliada. Ela sempre deve ser equilibrada. Isto é, incluindo todos os grupos de alimentos: fontes de carboidratos, proteínas, gorduras boas, frutas, hortaliças, carnes magras, grãos e cereais integrais, feijões, frutas oleaginosas e sementes. As dietas desbalanceadas e restritivas devem ser evitadas, já que são incompletas nos grupos alimentares, sendo também responsáveis por gerar o chamado “mau humor”.

Conheça quais alimentos ajudam a melhorar o seu humor e motivação para treinar!

Chocolate/cacau
É o maior alimento com impacto no humor, pois estimula a liberação de endorfinas, eleva a disposição mental e atenua quadros de depressão. O chocolate é fonte de teobromina e de feniletilamina, substâncias que são responsáveis em trazer essa sensação de bem estar e prazer. Como o alimento é rico em gorduras saturadas e açúcar, deve-se orientar a ingestão com cautela. Uma boa dica é o chocolate amargo, com pelo menos 55-70% de cacau.

Alimentos fontes de carboidratos
Os alimentos fonte de carboidrato (massas, cereais, farinhas, tubérculos, raízes, milho, entre outros) cooperam com o bom humor, já que no organismo eles também participam como precursores de um neurotransmissor (serotonina). Esta, por sua vez, quando em níveis baixos, resulta em irritabilidade e nervosismo. Lembre-se de sempre incluir fontes de carboidrato pré e pós-treino para garantir a energia para o treino e recuperação muscular pós atividade física.

Frutas e hortaliças
As frutas são fontes de carboidratos, que contribuem com o bom humor. Uma relação indireta desse grupo de alimentos com o bom humor é a seguinte: como são fontes de fibras, contribuem com o bom funcionamento do intestino. Sabe-se que na constipação (intestino preso) o indivíduo tende a ficar irritado, nervoso. O próprio nome “enfezado” (com fezes) é dado a pessoas nervosas. Especialmente as verduras de coloração verde escuras, são ricas em folato, que ajuda no combate ao mau humor. As frutas ricas em vitamina C auxiliam também ajudam a melhorar o humor e a sua deficiência está relacionada com depressão. São elas: laranja, abacaxi, goiaba, kiwi, maracujá, mexerica, limão, acerola. As frutas são excelentes alternativas para consumir antes da academia e prática de exercícios.

Carnes
As carnes, principalmente a vermelha, são fontes do mineral ferro, importante na formação da hemoglobina, que compõe o sangue e contribui com a prevenção de anemia. A falta de ferro pode levar a sensação de fraqueza. A presença de proteína animal na alimentação é muito importante para a manutenção da massa magra (reserva muscular).

Peixes
Os peixes, sobretudo aqueles provenientes de águas frias, são boas fontes do ômega 3, gordura importante também na produção de neurotransmissores que modulam o humor. Assim, pescados como salmão, atum, sardinha não podem faltar na nossa alimentação.

Linhaça
Também é fonte de ômega 3, benefícios na melhora do humor.

Frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas)
São boas fontes dos minerais, magnésio, cobre e selênio, com importante ação antioxidante e contribuem também na regulação do humor. As nozes são ótimas alternativas para consumir na refeição pós-treino, considerando fonte de proteína vegetal, além de garantir energia.

Alimentos fontes de cálcio (sementes girassol, abóbora, castanhas, feijões, vegetais verdes escuros “brócolis, rúcula, couve”, repolho, leite de derivados conforme tolerância)
O cálcio é um importante mineral que participa em diversas reações dentro do organismo, que contribui com a modulação do humor, além de melhorar a saúde óssea e força muscular.

Importante:

Excesso de açúcar
Alimentação muito rica em açúcar refinado atua negativamente no humor levando a um aumento do açúcar no sangue (hiperglicemia), que pode resultar na queda do açúcar no sangue (hipoglicemia). Hiperglicemias e hipoglicemias constantes podem alterar o humor do indivíduo.

*Eneida Ramos e Izabella Crochemore são nutricionistas da unidade Jardins/Check Up do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo

Obrigado por avaliar esta matéria.
11 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO