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5 alimentos indispensáveis para seu pré-treino

Nutricionista faz lista com opções que não podem faltar antes de você partir para a corrida

Por: Olavo Guerra - São Paulo - 02/03/2015
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Foto: Thinkstock.

A alimentação é parte importante da rotina de quem corre. Antes de ir para o treino, é necessário estar abastecido para aguentar os quilômetros a serem percorridos. “Neste momento, precisamos fornecer ao metabolismo energia e o nutriente que não pode faltar é o carboidrato”, afirma Bianca Innocencio, nutricionista funcional da Clínica Andrea Santa Rosa.

Qual você vai consumir depende do horário em que você treina, da sensibilidade e da necessidade individual, segundo a especialista. “Também é importante termos cuidado com o volume da refeição”, complementa.

A nutricionista listou cinco tipos de alimentos que podem ser incluídos no seu pré-treino:

  1. Tubérculos
    Batatas, mandioca, inhame, sempre regado com azeite ou óleo de coco.
  2. Pão integral
    Coloque mel ou geleia para incrementar.
  3. Banana com aveia
    Incluir mel nesta combinação deixa a receita mais gostosa.
  4. Frutas desidratadas
    Banana passa, damascos, tâmaras, entre outras, são boas pedidas.
  5. Massa integral
    Sugestão para quem corre depois de uma grande refeição. Inclua legumes e tempere com azeite.

A suplementação pode ser indicada, em alguns casos. “Sempre procure um nutricionista antes de sair tomando dextrose, maltodextrina, D-ribose etc.”

ENTENDA O CARBOIDRATO
Bianca explica qual é a importância deste nutriente antes do treino. “Durante a corrida, as células precisam de glicose. Ela será armazenada como glicogênio muscular no fígado e músculos. Se fizermos uma atividade de longa duração sem esse estoque, podemos sofrer sintomas de hipoglicemia (tonturas, tremores e sudorese)”, afirma.

O QUE MAIS É IMPORTATE PARA O CORREDOR?
“Todas as vitaminas, minerais e macronutrientes são importantes para geração de ATP (nossa moeda de ouro de energia)”, garante a nutricionista. “Se engana quem acha que uma refeição ‘amarela’, com frango e massa, é ideal para quem corre. Pessoas que possuem um gasto energético muito alto, oxidam mais (liberam muitos radicais livres) e precisam de antioxidantes para tentar ‘equilibrar’ este estresse metabólico”, diz. “Se não fornecermos, viramos um alvo fácil para lesões, baixa imunidade e problemas crônicos. Então, corredores precisam de ‘cor’ no seu prato: frutas vermelhas, açaí, frutas cítricas, castanhas, sementes, alimentos integrais, entre outros.”

HIDRATAÇÃO TAMBÉM É IMPORTANTE
Sobretudo para quem treina ao ar livre, beber bastante água é indispensável – antes, durante e depois do treino. “Muitas vezes, precisamos também de repositores hidroeletrolíticos, pois quando transpiramos, não perdemos apenas água, mas também sódio, potássio, ferro, zinco e cromo”, lembra.

PROTEÍNAS DEVEM SEMPRE ACOMPANHAR
“Importante lembrarmos das proteínas de cadeia ramificada (BCAA), presentes nos alimentos de origem proteica.” Estudos apontam que a suplementação do trio Leucina, Isoleucina e Valina atua na redução da fadiga e garante mais resistência ao atleta. “São essenciais para todas as reações de síntese do tecido muscular”, finaliza.

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