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20 alimentos para o sistema imunológico

A professora de nutrição Maria Lucia Perrela indica em quais grupos alimentares investir para deixar o organismo ainda mais protegido

Por: Redação - São Paulo - 03/10/2013
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Foto: Thinkstock.

Foto: Thinkstock.

Um estilo de vida saudável mais uma alimentação balanceada melhoram o desempenho de nosso sistema imunológico, que atua contra agentes agressores como os vírus e as bactérias. O sistema imune é de grande eficiência no combate a microorganismos invasores, além de ser responsável pela limpeza do organismo, retirando as células mortas, renovando as estruturas, rejeitando enxertos e ajudando a memória imunológica.

A professora de nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul, Maria Lucia Perrela, explica que nossas escolhas alimentares fazem total diferença no funcionamento desse sistema, fato que muitas pessoas desconhecem ou ignoram. “Quando se fala em estilo de vida saudável, deve-se considerar, além da prática de atividade física, dormir oito horas por dia, ter uma alimentação equilibrada, não fumar ou beber em excesso”, ressalta a especialista.

Pensando nisso, ela preparou uma lista de 20 alimentos que fortalecem o sistema imunológico, dividindo-os em sete grupos. Que tal inclui-los na dieta e deixar sua saúde ainda melhor?

Primeiro grupo: laranja, limão, goiaba, melão, mamão e morango.
São fonte alimentares de vitamina C, que tem propriedade antioxidante, ou seja, evita a oxidação das células do sistema imunológico. Portanto, ao consumi-los, você impede a morte das células e permite que o seu organismo esteja mais preparado quando for exposto aos agentes agressores.

Segundo grupo: ostras, carne bovina, amêndoas e nozes.
São fonte de zinco, que age no funcionamento de diferentes enzimas, aumentando a imunidade das células e sua capacidade de defesa no combate às bactérias. Para os idosos, é recomendada, inclusive, a ingestão de suplemento de zinco, para a redução do quadro de infecções.

Terceiro grupo: alho.
O alimento melhora a função das células do sistema imunológico, tornando, assim, resfriados e gripes menos graves.

Quarto grupo: cogumelos.
Estimulam a ação dos linfócitos (células do sistema imune), fortalecendo o sistema imunológico.

Quinto grupo: iogurte.
É portador de bactérias que agem sobre mediadores da resposta inflamatória no organismo, ajudando a combater doenças inflamatórias do intestino.

Sexto grupo: peixes, castanha do Pará, algas e caju.
Todos eles possuem as gorduras ômegas 3 e ômega 6, que melhoram a resposta imunológica quando associadas a uma alimentação balanceada.

Sétimo grupo: cenoura, manga, goiaba ou vegetais e frutas nas cores amarela, laranja e vermelha.
Esses alimentos ativam o sistema imunológico.

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